Os municípios brasileiros carentes de salas de cinema foram divididos pela ANCINE em quatro grupos, de acordo com o tamanho da população residente e a disponibilidade de salas de cinema. Essa classificação determinará a origem dos recursos e a composição dos instrumentos financeiros disponíveis em cada caso; afetará, também, a avaliação dos projetos com participação do Fundo Setorial do Audiovisual, bem como a organização das prioridades de investimento e financiamento do Fundo.
O Brasil conta com 1.371 municípios com mais de 20.000 e menos 100.000 habitantes. Destes, apenas 188 possuem salas de cinema. O grupo de cidades foco do projeto Cinema da Cidade abrange os demais 1.183 municípios brasileiros que não possuem salas de cinema, 86% do total. Essas cidades estão distribuídas por todos os Estados do país. Veja aqui as listas das cidades envolvidas.
Cidades com mais de 100.000 habitantes SEM salas de cinema. São 89 cidades. É o grupo de mais alta prioridade para a linha financeira. O grupo inclui, por exemplo, Belford Roxo (RJ) e Ananindeua (PA), cidades que possuem mais de 500 mil habitantes. São 11 municípios da região norte, 27 do nordeste, 40 do sudeste, 3 do centro-oeste e 8 do sul. Veja aqui as listas das cidades envolvidas.
Cidades com mais de 100.000 e menos de 500.000 habitantes COM salas de cinema. São 146 cidades. Luziânia (GO), Campina Grande (PB) e Florianópolis (SC) fazem parte desse grupo. Veja aqui as listas das cidades envolvidas.
Mais de 500.000 habitantes COM salas de cinema. São os 38 maiores municípios do País. Nessas cidades, estão excluídas as zonas urbanas em que a renda média dos chefes de família é muito baixa ou muito alta. Ou seja: podem participar as zonas com predominância de classe C. Também foram excluídas as zonas com baixa densidade demográfica. Veja aqui as listas das cidades envolvidas.
MAPA DOS GRUPOS-FOCO
