Menu Topo

DIGITALIZAÇÃO DO PARQUE EXIBIDOR

O Programa Cinema Perto de Você já financiou a implantação de quase uma centena de salas em diversos Estados. Permitiu também uma redução significativa dos custos dos investimentos em cinema. Agora, em ação articulada da ANCINE e do BNDES com os agentes privados, tem início o Projeto de Digitalização, o quinto eixo de ação do programa.

A digitalização da projeção cinematográfica é um fator fundamental para uma política de inclusão no mercado audiovisual, que promova a diversidade de conteúdos, reduza os desequilíbrios na distribuição e contribua para uma expansão sustentável do parque exibidor. Ela avança em ritmo cada vez mais acelerado no mundo inteiro, mudando a economia do cinema. Neste momento de vigorosa expansão do parque exibidor, a digitalização representa, sobretudo, uma oportunidade de desenvolver a economia audiovisual e de ampliar ainda mais o acesso dos brasileiros ao cinema.

As novas tecnologias permitem ampliar a oferta de serviços audiovisuais nas salas de cinema, com conteúdos alternativos e filmes 3D. Os pequenos complexos se tornam mais viáveis e sustentáveis tanto pela maior facilidade de multiprogramação, como pela possibilidade de integração ao circuito de lançamento de filmes, com a consequente expansão das receitas.

A redução de custos e a virtual eliminação das barreiras para a distribuição física dos filmes trazem oportunidades, riscos e desafios significativos para todos os agentes da atividade audiovisual, em especial para os exibidores. No Brasil, o fim da distribuição em 35 mm é especialmente preocupante para as empresas mais vulneráveis, com riscos de fechamento das salas não adaptadas, já que a digitalização envolve valores elevados, sobretudo na importação de projetores digitais. Daí o lançamento de uma nova linha de crédito do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA voltada para a digitalização do parque exibidor, por meio de agentes integradores.

- Linha de Crédito

- Condições de Financiamento