Menu Topo

CIDADES-FOCO

Os municípios brasileiros carentes de salas de cinema foram divididos pela ANCINE em quatro grupos, de acordo com o tamanho da população residente e a disponibilidade de salas de cinema. Essa classificação determinará a origem dos recursos e a composição dos instrumentos financeiros disponíveis em cada caso; afetará, também, a avaliação dos projetos com participação do Fundo Setorial do Audiovisual, bem como a organização das prioridades de investimento e financiamento do Fundo.

  •  O Brasil conta com 1.371 municípios com mais de 20.000 e menos 100.000 habitantes. Destes, apenas 188 possuem salas de cinema. O grupo de cidades foco do projeto Cinema da Cidade abrange os demais 1.183 municípios brasileiros que não possuem salas de cinema, 86% do total. Essas cidades estão distribuídas por todos os Estados do país. Veja aqui as listas das cidades envolvidas.
     
  •  Cidades com mais de 100.000 habitantes SEM salas de cinema. São 89 cidades. É o grupo de mais alta prioridade para a linha financeira. O grupo inclui, por exemplo, Belford Roxo (RJ) e Ananindeua (PA), cidades que possuem mais de 500 mil habitantes. São 11 municípios da região norte, 27 do nordeste, 40 do sudeste, 3 do centro-oeste e 8 do sul. Veja aqui as listas das cidades envolvidas.
     
  •  Cidades com mais de 100.000 e menos de 500.000 habitantes COM salas de cinema. São 146 cidades. Luziânia (GO), Campina Grande (PB) e Florianópolis (SC) fazem parte desse grupo. Veja aqui as listas das cidades envolvidas.
     
  •  Mais de 500.000 habitantes COM salas de cinema. São os 38 maiores municípios do País. Nessas cidades, estão excluídas as zonas urbanas em que a renda média dos chefes de família é muito baixa ou muito alta. Ou seja: podem participar as zonas com predominância de classe C. Também foram excluídas as zonas com baixa densidade demográfica. Veja aqui as listas das cidades envolvidas.


MAPA DOS GRUPOS-FOCO