Menu Topo

SISTEMA DE CONTROLE DE BILHETERIA

Uma das dificuldades do segmento de exibição reside na precariedade e na baixa consistência das informações. Em grande medida, os dados disponíveis são oriundos de fontes secundárias e apresentam lacunas significativas. Isso fragiliza enormemente o planejamento das operações, tanto das iniciativas do poder público, quanto das ações dos agentes privados.

Para a atração de investimentos, qualquer que seja sua fonte, é fundamental garantir segurança aos investidores quanto à confiabilidade dos dados e, em consequência, quanto à certeza do retorno pretendido. Para o setor público, além da aferição das responsabilidades legais dos agentes econômicos, a informação correta de dados permite a construção de indicadores para o melhor acompanhamento da evolução do setor e a formulação de políticas adequadas para o desenvolvimento da atividade.

Consistência, confiabilidade e publicidade das informações são exigências para um ambiente de negócios arejado e sustentável no mercado do cinema. Com base nisso, a ANCINE implantará um novo instrumento regulatório, o Sistema de Controle de Bilheteria, organizado com base na homologação de sistemas informatizados utilizados pelos exibidores. Essa homologação busca, especialmente, garantir que a coleta de dados pelos exibidores e sua transmissão para a ANCINE permitam agregação e leitura segundo os parâmetros da Agência.